Balança: o Ar que Liga… ou que Enleia (setembro/outubro 2021)

Balança é o primeiro signo do hemisfério coletivo do zodíaco, onde o Eu se confronta com o Outro e pode vê-lo objetivamente. Neste signo cardinal, o impulso para a ação combina os aspetos mental (do elemento Ar) e social, sob a regência de Vénus, logo, direcionado para os relacionamentos humanos.

A energia de Balança propicia relações, através da sociabilidade, cordialidade, diplomacia, mediação, cooperação e análise imparcial. Mas a necessidade de conciliar e o receio do conflito podem resultar na incapacidade de afirmação pessoal, frequentemente traduzidas em indecisão, volubilidade ou dependência de outros. Ao evitar perder a harmonia na relação com o exterior cai-se muitas vezes em situações de desarmonia interna e externa.

Acertar o fiel da balança requer utilizar a capacidade de análise objetiva para discernir quando a confrontação é, ou não, um passo necessário para alcançar a igualdade e o equilíbrio almejados, reconhecendo os valores do outro sem nunca esquecer os próprios valores.

Assim, o trânsito do Sol no signo que marca o meio do ano zodiacal apela à reflexão, ao balanço do semestre transcorrido, e ao reequilíbrio, com vista a alcançar maior harmonia e senso de justiça, na relação com o próprio, com os outros, com a Vida!


Sol em Balança: Equinócio de Outono

O ingresso do Sol no signo de Balança, correspondente ao equinócio de outono no hemisfério norte, tem lugar a 22/09/2021, em conjunção a Marte e sob a regência de Vénus em Escorpião.

A conjunção Sol-Marte, em Balança, lidera o modelo “locomotiva” do tema do equinócio, onde se destaca uma Cruz em T entre a Lua (em Carneiro), Mercúrio (em Balança) e Plutão (retrógrado em Capricórnio): a necessidade de afirmação da independência e vontade pessoais, pouco facilitada pela racional e ponderada energia de Balança, tende a manifestar-se em reações emocionais intensas e impulsivas que conflituam com o aspeto mental objetivo e reflexivo, o qual denota a tensão entre a tentativa de conciliar e acomodar posições dentro das estruturas existentes e a necessidade premente de transformação das mesmas. O equilíbrio entre as dimensões emocional e mental pode ser facilitado por uma revisão da visão social (Júpiter retrógrado em Aquário, em aspeto fluente à oposição de Lua-Mercúrio), que priorize a nutrição das necessidades humanas (saída da Cruz em T em Caranguejo).

Equinócio de Outono: 22/09/2021, 20:21, Lisboa. Fonte: Solar Fire

Vénus, que rege a posição de Sol, Marte e Mercúrio em Balança, encontra-se em Escorpião e oposta a Úrano (retrógrado em Touro). A recessão mútua entre Vénus e Marte (ambos em exílio) contribui para os níveis de insatisfação e exigência perante o exterior, enquanto a oposição de Vénus-Úrano, formando um pequeno triângulo dinâmico com o Sol, promove uma expressão marcada pela instabilidade emocional e relacional. Criar um clima de harmonia neste contexto é um desafio imenso, mas lembremos que nenhuma paz com o exterior é verdadeira se não existirem paz e equilíbrio interiores!

Considerando este ingresso cardinal como indicativo das energias que marcam o trimestre subsequente (i.e., sensivelmente até ao solstício de inverno), estamos a entrar num período de tensão entre as emoções e a razão, o desejo de liberdade e as necessidades de relacionamento e envolvimento social, a vontade individual e as estruturas coletivas; tensão interior e na relação com o exterior, que promove instabilidade e conflito. O facto de todos os planetas do coletivo se encontrarem retrógrados aquando do equinócio indica que esta é uma fase de revisão dos modelos de sociedade atuais e planeamento do futuro coletivo a construir; não de embate “às cegas” contra as estruturas cristalizadas e poderes estabelecidos, que só resulta em destruição e sofrimento.

No tema do equinócio para Portugal há a destacar o horizonte no eixo Carneiro-Balança, com os impulsos emocionais (Lua em Carneiro) a ascender, em oposição aos argumentos racionais exteriores (Mercúrio em Balança no DSC), num cenário de tensão e questionamento das estruturas de poder social (Plutão retrógrado em Capricórnio, na Casa 10). A necessidade imperiosa de viver livremente as relações humanas e a expressão afetiva (Vénus em Escorpião oposta a Úrano) acentua ainda mais o eixo relacional 1-7. E o posicionamento de Sol e Marte (regente do ASC) na Casa 6 indica que estas questões marcam o quotidiano do país, requerendo autoanálise e busca de equilíbrio interior, antes de confrontar um exterior que tende a ser visto como injusto, opressivo e hostil.


Durante o trânsito do Sol por Balança, verifica-se, no dia 03/10/2021, a OPOSIÇÃO DE SOL-QUÍRON, a 10°39’ de Carneiro-Balança, correspondente à culminação do ciclo iniciado em 29/03/2021, a 8°51’ de Carneiro. Este é, por tal, o momento de observar e consciencializar o estado do processo de afirmação duma identidade pessoal integral (que conjugue os aspetos material e espiritual do ser humano), nomeadamente, quanto ao nível de expressão da singularidade individual em iniciativas de colaboração responsável com o coletivo, efetuada a partir do reconhecimento, valorização, organização e aplicação dos recursos pessoais.

Ainda no âmbito deste trânsito solar, têm início novos ciclos de Sol-Marte, a 08/10/2021, e Sol-Mercúrio, a 09/10/2021 (analisados nas secções relativas a estes planetas).

Marte em Balança

Em outubro, Marte em exílio, onde a dificuldade de afirmação a partir da iniciativa individual pode provocar reações de combatividade e conflituosidade, forma aspetos desafiantes com os planetas mais lentos, a que dará continuidade durante o trânsito subsequente por Escorpião, contribuindo para uma acentuação do clima de tensão, durante o último trimestre do ano.

Logo no dia 01/10/2021, Marte, em conjunção com o Sol, faz oposição a Quíron (ainda retrógrado), a 10°44’ do eixo Carneiro-Balança, expondo dificuldades de afirmação da identidade pessoal, que se refletem ora no sacrifício da vontade individual pela obtenção de reconhecimento exterior, ora na revolta agressiva contra as injustiças.

Em 22/10/2021, Marte faz quadratura a Plutão, a 24°22’ de Balança/Capricórnio, indiciando a tendência para procurar satisfazer desejos egocêntricos através de manipulação, manobras sub-reptícias e violência emocional.

Entre estes dois aspetos exatos, tem lugar, no dia 08/10/2021, a CONJUNÇÃO DE SOL-MARTE, a 15°05’ de Balança, pelo que, o novo ciclo ao nível da ação e autoafirmação perante o exterior começa num ambiente de tensão relacional (acentuado pela semiquadratura de Vénus). Este ciclo, de aproximadamente 25 meses, tem a culminação na oposição de Marte retrógrado ao Sol de 08/12/2022, a 16°05’ do eixo Gémeos-Sagitário, e fecho na conjunção de Sol-Marte de 18/11/2023, a 25°36’ de Escorpião.

Um ciclo iniciado em Balança, sob a regência de Vénus em Sagitário (conjunta ao Nó Lunar Sul), apela ao direcionamento da energia ativa para as relações humanas e experiências sociais; e à afirmação através da cooperação com os outros, na luta por causas que representem os valores partilhados. Mas há que ter em atenção alguns riscos: a tensão relacional latente, que estimula a discussão e a competitividade saudáveis, pode degenerar em animosidade; as associações e parcerias, que devem basear-se na afinidade de ideais e objetivos, podem tornar-se uma forma de obter reconhecimento exterior ou de iludir a incapacidade de afirmação individual, eventualmente através da adesão a valores dogmáticos.

O início do ciclo de Sol-Marte ocorre numa tripla conjunção com Mercúrio retrógrado, sendo que os aspetos exatos deste com Sol e Marte têm lugar no dia seguinte. A conjunção exata de Mercúrio-Marte de 09/10/2021 verifica-se a 16°16’ de Balança, estendendo o risco de conflituosidade às ideias e às palavras; aspeto que se repete em Escorpião, com Mercúrio direto.

Lua Nova em Balança

O ciclo lunar em Balança começa na Lua Nova de 06/10/2021, a 13°24’ de Balança, apresentando a oportunidade de iniciar um novo ciclo ao nível das relações de um para um, pessoais ou sociais.

Lua Nova: 06/10/2021, 12:05, Lisboa. Fonte: Solar Fire

A lunação ocorre num stellium com Marte e Mercúrio, tendo como aspetos exatos (ao grau) a conjunção com Marte e o quincôncio com Úrano. O espírito gregário, as necessidades relacionais, a partilha de ideias e a ação colaborativa precisam de coexistir com a expressão da singularidade e autonomia de cada indivíduo; caso contrário, podem surgir a revolta, o conflito e a agressividade, como reflexo duma energia de Carneiro ferida e negligenciada.

Vénus… de Escorpião a Sagitário

Vénus transita em Escorpião, desde 10/09/2021, onde promove a valorização das ligações emocionais profundas e a exigência afetiva.


A 07/10/2021 Vénus ingressa em Sagitário, proporcionando a valorização das relações humanas e das experiências que conduzem à busca da verdade. A tendência para procurar maior liberdade nas relações afetivas, inerente a este trânsito (i.e., até 05/11/2021), pode gerar algum desassossego, sobretudo perante situações que indiciem dependência (ligação tensa a Sol e Marte, em Balança).

Lua Cheia de Balança

A Lua Cheia de 20/10/2021, a 27°26’ do eixo Carneiro-Balança, constitui uma oportunidade de tomar consciência de como o instinto de afirmação da individualidade, sob a forma de impulsividade emocional, conflitua com a perceção da importância da experiência relacional para o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Lua Cheia: 22/10/2021, 15:57, Lisboa. Fonte: Solar Fire

A lunação forma uma Cruz em T com Plutão, indicando que a ausência de sensibilidade e recetividade ao outro (saída da Cruz em T em Caranguejo) pode despoletar posturas de manipulação, exigência relacional ou reatividade emocional (esta acentuada pela oposição de Marte, regente de Carneiro, à Lua). O respeito da própria liberdade e da liberdade do outro constitui igualmente um fator de equilíbrio relacional, como resulta da posição de Vénus (regente de Balança e a desafiar a oposição de Sol-Lua) em Sagitário e dos aspetos fluentes de Júpiter em Aquário aos luminares.

Retrogradações

O equinócio de outono ocorre com todos os planetas sociais e transpessoais em movimento retrógrado, aos quais se junta Mercúrio no dia 27 de setembro. Mas, a partir de 6 de outubro, os planetas lentos começam a retomar o movimento direto, indicando a finalização progressiva do período de análise; e requerendo menos retórica (Mercúrio retrógrado em Ar) e mais concretização de mudanças, bem planeadas, no coletivo.

Mercúrio Retrógrado em Balança

Mercúrio transita em Balança, desde 30/08/2021, onde favorece a sociabilidade, o diálogo e a atenção às questões humanas; e sugere dificuldades na tomada de posições concretas e decisões efetivas.

De 27/09/2021 a 18/10/2021, Mercúrio regista mais um período retrógrado em Ar, desta vez abrangendo o arco de retrogradação entre 25°28’ e 10°07’ de Balança, com a proposta de análise dos padrões mentais em que se baseia a vida relacional e social, nomeadamente, quanto ao modo como as faculdades da análise e comunicação são aplicadas: com ética e franqueza, ou com dissimulação e intuitos manipuladores (quadratura a Plutão e trígono a Júpiter).  

No dia 09/10/2021 verifica-se a CONJUNÇÃO INFERIOR DE MERCÚRIO-SOL, a 16°35’ de Balança, marcando o início dum novo ciclo de expressão mental, no qual devem ser desenvolvidas formas de expressão livres (de dogmas e condicionamentos sociais) e assentes numa perspetiva mais ampla, que tornem a comunicação e a interação mais genuínas, i.e., em sintonia com a identidade e o comportamento individuais e incluindo a componente emocional (tripla conjunção de Sol-Mercúrio-Marte, em trígono a Júpiter, em Aquário, e semiquadratura a Vénus e Lua, em Sagitário).

A retoma do movimento direto, no dia 18/10/2021, tem lugar com Mercúrio em oposição a Lua e Quíron (em Carneiro), o que acentua a necessidade de integrar a expressão da identidade e atender às emoções pessoais, aquando da interação com os outros, sendo que o sextil a Vénus em Sagitário propicia maior liberdade nas relações, abertura na expressão afetiva e fidelidade aos próprios valores. A última passagem pela zona de retrogradação, em movimento direto, entre 18/10/2021 e 03/11/2020, pode ainda ser utilizada para concluir este processo de reorientação das funções mercurianas.

Plutão Direto em Capricórnio

Plutão, em movimento retrógrado desde 27/04/2021 – período em que foi requerida a análise do processo de regeneração das estruturas de poder das sociedades e do nível de responsabilidade assumida pelos indivíduos de participar na mesma em prol do bem comum – é o primeiro planeta lento a retomar o movimento direto.

Tal ocorre a 24°18’ de Capricórnio, no dia da Lua Nova em Balança, 06/10/2021, já com a Lua a aproximar-se da quadratura a Plutão, indiciando um clima de insatisfação, exigência e reatividade emocional, face à ética das estruturas de poder.

Júpiter e Saturno Diretos em Aquário

Saturno retoma o movimento direto no dia 11/10/2021, a 6°52´de Aquário, após um período de retrogradação, iniciado em 23/05/2021, que apelou à revisão do nível de responsabilidade individual perante o coletivo e de aplicação dos valores aquarianos na reformulação das estruturas sociais.


Júpiter fica direto no dia 18/10/2021, a 22°19´de Aquário, terminando o período retrógrado que começou em 20/06/2021, a 2°11’ de Peixes, o fez regressar a Aquário em 28/07/2021 e propôs a análise do nível de expansão da consciência de coletivo, de assimilação de princípios universais e de desenvolvimento duma visão social inovadora, assente nos valores humanos e no bem comum.

As estações de Júpiter e Mercúrio, na passagem para o movimento direto, ocorrem na mesma data e em aspeto de sesquiquadratura decrescente, indicando a necessidade de reajustar formas de expressão e relacionamento transigentemente neutrais perante a realidade exterior, atendendo aos princípios éticos e valores universais.  


Com ambos os planetas sociais novamente diretos em Aquário, até finais de dezembro, é expetável um acentuar do desenvolvimento e reestruturação (e nalguns casos regulação) de temas como a justiça social, a partilha de ideias e conhecimento, as relações de cooperação, a ciência e tecnologia, o ciberespaço; e, sobretudo, dos valores, visão e formas de atuação sociais.


Vd. Calendário de Efemérides 2021

2 comentários sobre “Balança: o Ar que Liga… ou que Enleia (setembro/outubro 2021)

Os comentários estão desativados.